sábado, 6 de junho de 2009

Seminário Fronteiras do - Turismo - sem fronteiras

Essa semana participei como ouvinte de um seminário sobre Turismo. No último dia foi abordada a questao do cinema e como os filmes têm relaçao com o Turismo. Uma aluna perguntou sobre o filme "Turistas" que mostra o país como um lugar perigoso e como isso acaba por influenciar o modo como o Brasil é visto.

O que me levou a escrever sobre isso é que o filme nao mostra uma novidade. O país é realemnte visto como violento! Como sei disso? Sou tripulante de uma cia de cruzeiros e em uma das viagens estava conversando com passageiros - conversas banais, tipo que lugares já visitaram. Tive duas respostas que tem relaçao com o que a aluna perguntou sobre o filme: uma passageira disse que até se sentiu segura no Brasil, nao achou que o país era violento do jeito que ela achava que era; a outra foi assaltada. Qué legal isso né? a pessoa gasta uma grana para nao ter problemas e é assaltada! E segundo o que ela disse, ela nao estava carregando cameras, sacolas e tudo que vemos um turista carregando... ela estava na beira da praia, com uma bolsa pequena. Levaram o que ela tinha de dinheiro e a corrente que ela usava no pescoço.

"Ah.. mas ela nao devia usar joias na praia.." alguém pode pensar. Qual é?! Tem gurias que vao para a beira da praia cheias de brincos, tornozeleiras etc.

Conversando com outro tripulante um dia, ele me perguntou se o Brasil era violento.. pq ele queria ir mas tinha um certo receio pelo que ele ouvia. Respondi que dependia do lugar, que bastava ele nao ir em ruas escuras de noite, nao andar com grande quantias de dinheiros etc. Essas coisas que geralmente cuidamos no dia-a-dia. Ainda falei que uma amiga mora no Rio e nunca foi assaltada. Aí ele falou que mandaram ele se cuidar por causa de sequestros e me perguntou se eu ja tinha sido sequestrada. Como é que vou mentir pro cara e dizer não, se já passei algumas horas com uma arma nas minhas costas, dentro do carro, sem saber se eu veria minha familia novamente. E eu nao moro nem no Rio nem em Sao Paulo!!! Meu pai levou um tiro dentro da empresa! Como é que eu posso dizer que o país é seguro se já fui vitima da violencia???

E só para ternimar, a Gi disse que no Star, apesar de o navio ter parado em lugares muito mais "pobres" que o Brasil, foi a única parada em que eles mandaram uma carta para TODAS as cabines avisando para ter cuidado, que a cidade era violenta.

Se o filme "Turistas" mostra o país dessa maneira é porque o imaginário que se tem do Brasil é esse; infelizmente.

2 comentários:

Ricardo disse...

New York de noite deve ser uma ilha de tranquilidade...

Manu disse...

Ilha de tranquilidade nao é né, mas ja andei sozinha de noite por lá.. e medo de andar sozinha eu sempre tenho.. virei neurótica de uns tempos pra cá :P